2012



É o fim do mundo!! 21 de dezembro de 2012. Anotem a data. E quer saber, eu não me importo que o mundo se acabe. Sinceramente, acho que esse mundo já deu o que tinha que dar, tanto nas questões que dizem respeito ao relacionamento humano: violência, corrupção, injustiça, ignorância, inversão de valores e falta de compreensão. Quanto no que diz respeito ao próprio clima do planeta: calor insuportável e chuvas que mais parecem dilúvios. É realmente de se pensar que o fim esta próximo.

O bom de quando algo se acaba, é que pode haver uma nova chance para um recomeço. Uma segunda oportunidade para nos fazer pensar no que fizemos de errado para que tudo se acabasse enfim. 2012, no entanto, não consegue fazer essa reflexão como foi feita, por exemplo, em outro blockbuster também sobre o fim de mundo, O Dia Depois do Amanhã, que aliás também foi dirigido por Roland Emmerich. Neste último, se optou pelo mote da questão ecológica. E já em 2012 se parte do mito do calendário escrito pela civilização Maia, que prevê fortes possibilidades de maremotos, terremotos e outras séries de graves problemas climáticos. Na verdade, a explicação dada no filme é extremamente vaga. Afinal, nos blockbusters catastróficos, em geral, o que importa não é muito o motivo, mas sim os efeitos especiais que sempre surpreendem pela perfeição e exageros.

E acho que realmente não seria uma má idéia que houvesse um novo recomeço. Inclusive acho que o mundo poderia começar se acabando pelo Brasil mesmo, mais especificamente em Brasília, e depois nas grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Bom, em 2012 há uma cena do Cristo Redentor se desmantelando (hehehe... é bem legal!). Essas grandes cidades, inclusive, às vezes, me dão a sensação que elas mesmas irão explodir. São tantos carros, tanta gente andando na rua, trânsito, moradores de rua, sujeira, barulho, poluição... aaaaarrrrghh... boomm!!! E aí alguns países, poderiam não ser afetados, como algum da Europa ou da Ásia. Os poucos que sobrevivessem teriam que ir morar nesses países e tendo como missão recomeçar suas vidas, criando novos conceitos, novos mitos e uma nova cultura. Repensar se da forma que estávamos vivendo antes era realmente o melhor para todos, para todos e não apenas para alguns.

Talvez eu esteja soando um pouco pessimista, confesso, mas o mundo atual nos leva cada vez mais a crer que não há solução para determinadas coisas. Parece que estamos constantemente dando socos em pontas de facas. Os governantes, os empresários e todos que detêm o poder parecem realmente pretender acabar não só com o mundo, mas também com o antigo e esquecido conceito de certo e errado, com a nossa liberdade, independência, criatividade, solidariedade, individualidade, respeito, enfim com toda a essência pela qual nos identificamos como seres humanos, se é que ainda nos identificamos como tal. E o oposto disso tudo é só o que constantemente vemos e vivenciamos. As coisas estão cada vez mais difíceis para todos, e no entanto, se vende a ilusão que tudo está melhorando e vai melhorar ainda mais. Acho isso uma grande mentira! Tenho pena da nova geração de pessoas que terá que enfrentar um mundo que parece não mais caber em si: disputa de vaga para se conseguir estudar, trabalhar, e quando se consegue, ainda tem que sobreviver com um salário baixo, contas, dívida, e por aí vai. Por essas e por outras, é que penso que só um recomeço pode salvar um mundo e a nós próprios, portanto... que venha 2012!!

Comentários

Tati Reuter disse…
É como eu disse, não sei bem se acredito nessa história de renovação não... fico lembrando o diálogo do filme em que o secretário de segurança (ou algo do gênero) quer tomar o poder e briga com o geológo, dizendo: "você vai assumir a responsabilidade sobre a extinção da humanidade?" Agora me diga: com a humanidade extinta, quem é que vai reclamar com o sujeito? Mas é isso (,véi) gostei do texto. Só não sou a favor do fim do mundo porque queria chegar até os 30! Mas a vibe de destruição é sempre bem vinda.
Unknown disse…
Eu acho que o mundo não vai acabar. Isso faz parte da nossa prepotencia... achar que o mundo vai acabar ou que jesus vai voltar bem na nossa geração, que somos os piores, os melhores, os mais avançados, os mais destruidores. Acho tudo sempre foi e sempre será igual. Porém, acredito numa possível e inédita (no ponto de vista global da coisa, visto que índios e asiáticos não fazem parte da história antes sei lá... de alguns anos atrás. rsrs...) inteligência geral das informações e ações das pessoas. Acho que a globalização e a aceleração das informações, das transformações, das ações, das não ações, das respostas, das catástrofes, faz com que tudo e todos se vejam o tempo inteiro. Não havará cultura que se sustente na inocencia da desinformação. Isso tudo (1800 até 2010, época dessa aceleração das coisas) é um tempo muuuito curto e já temos muitas ações e muitas respostas... seja social, política(LULA LÁ!), econômica (Brasil, mostra sua cara), ecológica (Copenhague), informação/comunicação (internet, blog, twitter, google) Tudo isso ajuda na descentralização/desconstrução do sistema. Ta tudo louco... pq já era hora. Td tem seu tempo. Eu vi o CD nascer e vi o CD morrer e eu ainda sou um jovem de 24 anos. Nós não temos noção da nossa evolução (tecnologica). Estamos perdidos e cada vez mais nos tornando coerentes. Dou mais 120 anos pra nós termos um mundo bem menos incoerente, mas sempre confuso. E quanto ao filme... que bosta! rsrsrs! Pra que aquela familia principal na história? rsrsrs! Mas gostei dos efeitos... e de algumas emoçõezinhas... rsrsrs...
bju leurys...
Marcos Luppi
Anônimo disse…
A mudança de foco como um convite para se olhar através de uma nova perspectiva.

Seja bem-vindo 2012.




Carol
Amália disse…
Ainda não assisti ao filme, mas estou achando que tudo está coincidindo. Cop 15, filme 2012, documentários na TV sobre o clima, etc...
Sem dúvida, os interesses econômicos sempre irão prevalecer, apesar dos sinais de mudança no clima do mundo e do alarde dos cientistas.
Pelo pouco que ví sobre a Cop 15, ninguém quer ceder. Os E.U.A, a China, que são os maiores emissores de CO2, não estão sinalizando assinar acordo nenhum, caso tenham que reduzir suas produções. Enfim, estão disputando o poder em um momento crucial para o planeta.
Mas, sou otimista e poética e acho que virá uma solução.
Como dizia Rita Lee... "enquanto eu estiver viva, cheia de graça, talvez ainda faça um monte de gente feliz"!!!!
Que venha 2012 LINDO COMO ELE SÓ!!!
Amália.